O projeto Eco.nomia Alentejo Central é uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério do Ambiente que visa proporcionar o aumento da consciência e do conhecimento do tecido empresarial sobre as questões relacionadas com a economia circular e a promoção de soluções ambientalmente sustentáveis que conduzam ao reforço da competitividade económica do território.
O projeto visa responder a desafios e oportunidades que se colocam ao Alentejo Central em matéria de sustentabilidade e de competitividade, que contribuem para uma transição do território para a economia circular.
É um projeto com caráter inovador na região, pela parceria multidisciplinar que envolve, reunindo em torno de um objetivo comum, uma rede alargada de entidades com competências diversificadas e um conjunto de empresas a contribuir para dar resposta à necessidade de construção de um território ambientalmente mais sustentável e mais competitivo do ponto de vista económico.
O projeto dedica-se ainda à sensibilização, consciencialização e apoio à introdução de medidas de economia circular, que conduzirá à introdução de novos e melhorados processos de minimização do seu impacto ambiental, de redução de custos e de aumento da produtividade.
parceiro
É ainda de realçar o seu caráter abrangente, envolvendo a implementação de um conjunto de ações conducentes à capacitação das empresas participantes para a sensibilização dos clientes (outras empresas ou consumidores finais), permitindo desta forma abarcar a totalidade da cadeia de valor.
Tendo em consideração as caraterísticas do tecido empresarial do Alentejo Central, pretende-se que o projeto conduza a uma melhoria do desempenho das empresas ao nível dos produtos e serviços, mas também dos modelos de negócio, da organização interna e das relações institucionais, recorrendo a dois tipos de inovação essenciais:
- Modelo de receita: este tipo de inovação tem por base a identificação de estudos de caso, permitindo a definição de diretrizes para que as empresas possam implementar ações de melhoria conducentes à transição para modelos circulares. O projeto prevê igualmente o apoio direto às empresas na implementação das ações de melhoria, o que se constitui como um elemento de diferenciação e que permitirá a otimização dos resultados obtidos.
- Socioinstitucional: este tipo de inovação permitirá o estabelecimento de pontes entre os diferentes atores envolvidos no projeto, nomeadamente entre empresas de diferentes setores de atividade e entre empresas e organizações por forma a obter soluções inovadoras de otimização dos recursos. Esta inovação será implementada com recurso a diferentes ações, como Simulador de economia circular e da parte dedicada à identificação de subprodutos, bem como das sessões de matching empresarial, que irão fomentar a cooperação entre os diferentes agentes. Face ao exposto, prevê-se que o projeto induza mudanças de comportamento no contexto empresarial e nos utilizadores/consumidores finais, atravessando os domínios social, económico e ambiental e alavancando a incorporação e melhoria de processos já existentes. Considerando a abragência do projeto, assume-se que a inovação é essencialmente incremental, ou seja, permitirá a melhoria e o upgrade de soluções existentes e contribuirá para a promoção da economia circular. Importa referir este projeto se constitui como ponto de partida para outras iniciativas , com as quais será possível, a introdução de processos de inovação radical, nomeadamente na área do design de produto ou ecodesign. Para que esta realidade seja possível, torna-se essencial, o desenvolvimento de ações de sensibilização que, no futuro, conduzam a uma articulação mais estreita entre empresas e consumidores na construção de uma região mais sustentável.